0

(Curiosidade) Longboard no Brasil


Skate longboard no Brasil – A lenda do skatista Tchupa-Tchura


Não se sabe ao certo como o longboard chegou ao Brasil. Porém, diz a lenda que, no final da década de 1970, um skatista chamado Tchupa-Tchura, que andava nas ladeiras do Sumaré, zona oeste de São Paulo, teria sido o primeiro a aparecer com um board com 40 polegadas no Brasil.
Foi o que disse Paulo “Pastel” Uda – considerado um mestre na arte do skate , em sua coluna na revista "Quarenta polegadas", publicada em 2000. Segundo Paulo, Tchupa trouxe a novidade dos Estados Unidos e teria sido o primeiro a difundir o skate grandão pelo país.

Trazido por Thupa-Thura ou não, o certo é que o longboard brazuca iniciou-se mesmo no bairro do Sumaré, em meados dos anos 1970/80, quando o skate de ladeira e o Downhill slide dominavam as ruas de São Paulo. Lá foram impressos as primeiras páginas da história do long em terras brasileiras. E uma forte cena foi criada na época.

Atualmente o longboard parece estar vivendo um momento parecido com aquele da década de 1980, pois desde aquela época a modalidade não tinha tanto apoio e  visibilidade como agora. E é claro que não podemos esquecer que este sucesso de hoje se deve ao esforço e a correria dos longboarders pioneiros das ladeiras do Sumaré, sem esquecer obviamente do skatista Tchupa-Tchura.

Valeu Tchupa!!



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...