A cena de um skatista deslizando com o seu board nas ruas de uma grande metrópole nos revela o que talvez seja a característica mais admirável do skate: a capacidade de interação com o ambiente que ocupa.
Todo e qualquer obstáculo dentro de um espaço urbano serve de inspiração para quem está em cima de um skate, bem como todo o panorama e a arquitetura ao redor.
E quando se fala em projetos arquitetônicos inspiradores, não podemos deixar de citar Oscar Niemeyer, um dos maiores responsáveis por nos fazer parar nas ruas – nem que seja por poucos minutos – para contemplar um prédio ou um monumento que compõem o cenário de algumas das cidades brasileiras presenteadas com suas obras, como por exemplo, o Copan, edifício situado no centro da cidade de São Paulo, e o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Além, é claro, da cidade de Brasília e outros tantos projetos realizados no Brasil e no mundo.
Oscar Niemeyer faleceu ontem (05/12), aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no bairro de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. O arquiteto já estava internado desde o começo de novembro, devido a uma grave infecção respiratória e, após todo esse tempo respirando com a ajuda de aparelhos, não resistiu, chegando a óbito às 22:00 hrs da noite de ontem.
O gênio Niemeyer teve uma carreira brilhante, marcada por projetos surpreendentes e inovadores, que fizeram história e influenciaram a arquitetura contemporânea. Dotadas de ousadia e personalidade, suas obras são capazes de inspirar a todos, principalmente os skatistas, que as vêem como uma motivação a mais para a arte de andar skate.
Veja abaixo as fotos de dois eventos que promoveram essa interação entre os skatistas e as construções de Niemeyer: o primeiro deles é uma session que aconteceu em 2008, na cobertura do Copan, no centro de São Paulo. O segundo trata-se do 1° Encontro Niemeyer de Skate, realizado em 2011, no Memorial da América Latina, na zona oeste de São Paulo. Ambos foram organizados pela Tribo Skate e a ESPN Brasil.
Session na cobertura do Copan - 2008
klaus Bohms Na primeira imagem - um wallie Na segunda - um ollie quase suicida Foto: Sidney Arakaki |
1° Encontro Niemeyer de Skate - 2011
À direita, Mauro Loriato - Wallride. À esquerda, Marcelo Formiga - nollie bigspin Foto: Marcelo Mug |
André Hiena - fifty Foto: Marcelo Mug |
Daniel Marques - nouse blunt slide Foto: Marcelo Mug |
fonte:
www.skataholic.com.br
www.espn.com.br
www.almasurf.com
0 comentários:
Postar um comentário