0

Adrian Buchan vence Kelly Slater e conquista o Billabong Pro Tahiti

Com atuações excelentes durante toda a etapa Taitiana, Adrian Buchan, o Ace, domina os tubos de Teahupoo, supera Slater na grande final e fica com o título  



Em todos os anos, a edição no Tahiti sempre fica entre as mais marcantes do World tour. E, este ano, não foi diferente. Ao longo da competição, Teahupoo foi mais uma vez cenário de performances incríveis, protagonizadas pelos melhores surfistas do mundo, que souberam aproveitar com excelência os ótimos swells que surgiam em torno da ilha. 



Grandes exibições, como a de Gabriel Medina que, apesar de não ter conseguido vencer o havaiano Fredrick Patacchia, mandou uma sequência espetacular durante a disputa, que começou com tubo perfeito e terminou com duas rasgadas e um aéreo cabuloso no final da onda; ou como a de John John Florence, que ganhou o Andy Irons Most Commited Award - prêmio dado ao surfista que teve as melhores atuações na competição -, tornaram o Billabong Pro Tahiti ainda mais especial.


Mas, mesmo com tantos talentos destruindo em Teahupoo, foi o aussie Adrian Buchan quem mais se destacou no evento. Primeiro vencendo o elogiado John John, nas quartas de finais, e o seu compatriota Mick Fanning – detentor do título no Tahiti -, nas semis. Depois, superando ninguém menos que o 11X campeão, Kelly Slater, no último confronto da etapa.

“Eu sabia que tinha de me superar hoje. Tinha que passar por alguns grandes nomes. Toda vez que eu remava para fora, eu dizia a mim mesmo que só precisava pegar duas ondas.  Esse foi o meu mantra durante cada bateria e funcionou para mim”. Declarou Ace, após a competição.


Mesmo tendo vencido todos os seus adversários até a final, Kelly se mostrava eficiente, mas não genial como em suas outras atuações no Tahiti, as quais fizeram com que ele recebesse o apelido de Rei de Teahupoo.  

Após derrotar Kai Otton nas semis por uma ampla vantagem de pontos (16,73 X 7,67), o careca disputou a final contra Adrian Buchan sem a mesma calma e frieza que lhe de costume. Pelo contrário, Slater parecia muitas vezes um pouco afoito e não conseguia aproveitar os bons swells que surgiam. Diferente de Ace, que parecia estar em total sintonia com as ondas, sendo sempre mais contundente em suas manobras.

Tomei algumas pancadas lá fora hoje. Senti como se eu tivesse deslocado meu ombro, mas estou melhor agora. As ondas estavam muito boas e o Ace acabou conseguindo pegar duas jóias no começo da bateria. Aquelas foram As Ondas. Eu preferia uma vitória, mas o Ace manteve uma ótima forma durante todo o dia e é o vencedor com méritos”, disse o 11X campeão, Slater. 


O australiano parecia estar determinado a conquistar o Billabong Pro Tahiti. E conquistou os juízes com suas boas sequências e seus longos e estilos tubos, que lhe rederam a soma final de 18,94 pontos contra 17,90 de Kelly Slater.

Esta é a segunda vitória de Adrian Buchan no WCT. A primeira delas coincidentemente também foi contra Kelly Slater, em 2008, no Quik Silver Pro France, em Hossegor. 



BILLABONG PRO TAHITI - FINAL:
1 – Adrian Buchan (AUS) 18.94
2 – Kelly Slater (USA) 17.90

BILLABONG PRO TAHITI - SEMIFINAL:
SF 1: Adrian Buchan (AUS) 18.67 def. Mick Fanning (AUS) 15.80
SF 2: Kelly Slater (USA) 16.73 def. Kai Otton (AUS) 7.67

BILLABONG PRO TAHITI – QUARTAS DE FINAL:
QF 1: Mick Fanning (AUS) 12.07 def. Josh Kerr (AUS) 7.06
QF 2: Adrian Buchan (AUS) 19.17 def. John John Florence (HAW) 17.33
QF 3: Kai Otton (AUS) 16.54 def. Julian Wilson (AUS) 13.90
QF 4: Kelly Slater (USA) 16.86 def. Fredrick Patacchia (HAW) 8.66

ASP WORLD TOUR – ATUAL:
1. Kelly Slater (USA) 38,950 pts
2. Mick Fanning (AUS) 37,900 pts
3. Joel Parkinson (AUS) 30,700 pts
4. Jordy Smith (ZAF) 29,200 pts
5. Taj Burrow (AUS) 25,400 pts Fonte: 

Fonte: http://www.aspworldtour.com

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...