0

Lucas Inke vence o Red Bull Long Classics

Em um dia memorável, Lucas Inke conquista o título da primeira edição do Red Bull Long Classics 


O carioca Lucas Inke se sagrou campeão da primeira edição do Red Bull Long Classics, que aconteceu no último domingo, 15 de setembro, na ladeira do Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, em São Paulo.
O evento, que foi marcado pela festa e a grande estrutura montada para receber os surfistas de asfalto, teve a presença dos melhores skatistas da modalidade Classic do país e contou com  uma célebre banca de jurados formada por nomes como o hexacampeão mundial de Skate Vertical Sandro Dias “Mineirinho”, o surfista de ondas grandes Pedro Scooby e a Longrider Reine Oliveira.



Ao se aproximar do Parque da Independência na manhã do último domingo (15/09), já era possível ouvir o ruído das rodas rasgando o asfalto da imponente ladeira que há em frente ao Museu do Ipiranga. Aos poucos, o barulho causado pelo atrito do uretano foi se misturando ao som da música e aos gritos de entusiasmo da multidão que se aglomerava no local para conferir o tão esperado Red Bull Long Classics, evento que, segundo Bruno Rinaldi, Presidente da Associação Quintal do Ipiranga, é um acontecimento histórico para o Longboard Classic do país: 

“Ter um  evento como este, com uma empresa [Red Bull] desse porte patrocinando, é um acontecimento histórico para o esporte. Foi a primeira vez que nós tivemos a grande mídia cobrindo uma competição da modalidade, e isso só nos faz ganhar mais espaço e crescer cada vez mais. Porém, é preciso lembrar que o Classic ainda carece de mais apoio. A Federação Paulista de Skate (FPS) está nos ajudando bastante agora, mas a Confederação Brasileira de Skate (CBSK) poderia nos ajudar um pouco mais.” Ressalta Rinaldi

O evento teve a participação de 38 competidores, entre homens e mulheres. A primeira etapa da competição contava com 30 longboarders. Destes, apenas oito se juntaram aos cabeças-de-chave, que, posteriormente, eram divididos em quatro grupos (com quatro integrantes em cada um). Os primeiros colocados de cada grupo se classificaram para a final.



As primeiras baterias chamaram a atenção pela boa atuação da mulherada, que competiu no mesmo nível dos homens, mostrando muita fluidez e estilo sobre o board. Além disso, a fase classificatória ficou marcada por alguns acontecimentos que roubaram a cena no evento, como a sensacional atuação de Vinicius Nalu, que dropou a ladeira com seu skatão gigantesco e um remo adaptado para remar no asfalto – como na modalidade Stand Up Paddle Surfing. 




O  alto nível dos longboarders também chamou a atenção neste Red Bull Long Classics. Manobras, como o  frontside e backside full slide, bem como os hang tens e hang fives intermináveis, que nos fazem  lembrar o porquê da modalidade ser chamada de Classic, impressionaram tanto o público presente quanto os jurados convidados. De acordo com Pedro Scooby, que integrou a banca que avaliava os competidores, ele já havia visto um pessoal praticar o longboard na praia do Leblon antes, mas só agora pôde conferir de perto e prestar mais atenção. “Achei o esporte interessante e muito parecido com o surf. A troca de borda a fluidez , o uso da área e da pista são bem parecidos, e, por isso, achei mais tranquilo para julgar. Além disso, o pessoal da organização me passou os critérios, o que me deixou mais à vontade”. Explicou o surfista


A última bateria foi formada por Lucas Inke, Lucas Baker, Rodrinho Donha e Jonathan Willian. Cada longboarder soube aproveitar bem as voltas que restavam, presenteando os amantes do surf de asfalto com  manobras cabreiras dignas de uma grande final . Porém, o destaque da competição  foi mesmo Lucas Inke. 

O carioca, que também ganhou  o título da modalidade no Overmeeting deste ano, apresentou um cartel de  manobras agressivas, como o bs nose slide –  incomum de se ver no Classic –, e outras tricks que lhe fizeram conquistar notas mais expressivas. A primeira e histórica edição do  Red Bull long Classics terminou com Lucas Inke (67,7) no topo mais alto do pódio, seguido pelo seu xará Lucas Baker (66,3)  em segundo lugar, e Rodrigo Donha (64,7) em terceiro. 


Os jurados na ladeira

O locutor Cri Duarte aproveitou o tempo de paralisação da competição para convocar a equipe de jurados ilustres da bancada para um drop na ladeira. Sem amarelar diante do desafio, Sandro Dias, Reine Oliveira e o surfista Pedro Scooby experimentaram a sensação de dar um rolê em um longboard com mais de 50 polegadas. Os três tiveram um bom desempenho e arriscaram até alguns slides. Mineirinho conseguiu mandar um discreto fs180 slide com o “pranchão”  usado por Vinicius Nalu durante as disputas. A longrider Reine também arriscou algumas manobras. E Scooby usou a vasta experiência que tem nas ondas para mandar alguns carvings. 



Organização: Quintal do Ipiranga

Apoio:  Hussein

Patrocínios:  Red Bull, Be Safe





Imagens: Bol fotos, Quintal do Ipiranga, Tábua Havaiana

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...