0

R.I.P Jay Adams


O skate está de luto: Jay Adams, uma das maiores lendas do skate, faleceu na última quinta feira, 14, vítima de um ataque cardíaco. 


O lendário e um dos mais influentes skatistas do mundo, Jay Adams, faleceu na madrugada da última quinta-feira no México. De acordo com a imprensa internacional, o ex-membro da histórica equipe de skate Z-Boys  sofreu um ataque cardíaco enquanto passava uma temporada de férias no México com sua esposa e seus três filhos. Jay era natural de Santa Mônica, California (EUA), e tinha 53 anos. 

Jay Adams é o segundo membro  do  Z-team (Z-Boys) que falece este ano. Há pouco mais de um mês , outro integrante da lendária equipe californiana, Shogo Kubo, morreu no Havaí também de ataque cardíaco.

Jay Adams: a fagulha do skate 






Jay Adams foi um dos integrantes originais do grupo  Z-Boys e foi  um dos grandes responsáveis pela evolução do carrinho, criando um estilo único de andar de skate na década de 1970.  

A história conturbada do insano e extremamente talentoso Jay Adams envolve tráfico de drogas, violência e várias temporadas na prisão. A primeira delas aconteceu aos 19 anos de idade  quando se meteu em uma briga na saída de um show de punk rock, que resultou na morte de um rapaz  –  fato que o fez pegar seis meses de prisão.

Após cumprir pena, o skatista decide se mudar para o Havaí, onde começa a vender drogas com seu irmão mais velho. Foi nessa época que sua vida começou a se desmoronar. 

Jay se afunda cada vez mais nas drogas, se separa da mulher e perde a guarda de seu filho ainda recém-nascido. Alguns anos depois, como se não bastasse, seu irmão é assassinado por uma gangue mexicana, e sua mãe falece logo em seguida devido a um câncer. 

Sem família e longe do filho, ele é preso outra vez por agressão, sendo condenado a 15 dias de prisão com cinco anos de condicional. Esta, que foi quebrada um tempo depois ao ser pego com heroína em uma blitz policial – resultando em mais três anos de reclusão.

Em 2001, o ex-Z-Boy casca grossa saiu da cadeia, quando é lançado o documentário “Lords of dogtown”, fazendo a mídia procurá-lo novamente. A partir daí, surgem novos patrocínios e sua vida parece começar a entrar nos eixos. Porém, por incrível que pareça, alguns anos depois ele é condenado novamente. Desta vez, a dois anos e meio por estar envolvido em uma grande negociação de metanfetamina. 

Mas, durante esse período, Jay decidiu se livrar definitivamente das drogas e levar uma vida normal. E ele cumpre a promessa. Após um tempo, o skatista se libertou do vício e surpreendeu a todos ao se converter ao cristianismo. 

Nos últimos anos,  o novo e reabilitado Jay Adams participou de vários projetos: foi protagonistas do documentário intitulado  "D.O.P.E", usando sua história como exemplo para uma campanha anti-drogas, e  participou do filme da  Tribal gear (Jay Adams X Tribal Gear Collaboration),marca pela qual  lançou um model de shape. 

Em 2012, Jay foi homenageado pela Associação Internacional das Companhias de Skate (IASC) e entrou para o Hall da Fama do Skate. 


Devido aos inúmeros problemas com a justiça, esta foi a primeira vez, durante um período de vinte anos, que o Legend Jay Adams teve permissão das autoridades norte-americanas para sair de seu país. Porém,  Infelizmente, essa ida como um “cidadão livre” ao México foi a sua última trip. Aos 53 anos, Jay deixará uma lacuna na cena do skate mundial. Com certeza, uma grande perda para todos que admiram o Esporte/Estilo de vida Skateboard.  








Fontes:
www.thronnsk8mag.com
www.almasurf.com.br
Revista Trip
ESPN

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...