0

PATTI MCGEE: PIONEIRA, ÍCONE E EXEMPLO DE MULHER NO SKATE


Ao longo dos anos, as mulheres lutaram pelos seus direitos e para garantir o seu espaço em um mundo preconceituoso, dominado pelos homens. Somente depois de muita luta e sofrimento que a mulher conseguiu se desvencilhar do esteriótipo de sexo frágil e, mesmo diante da forte opressão machista, conseguiu conquistar o seu devido espaço na sociedade, ocupando, aos poucos, diversas áreas do meio social e sendo tratada com igualdade e respeito.

E da mesma forma que a presença da mulher no mercado de trabalho, na mídia e no esporte é algo resultante de muito suor e lutas, no skate não é diferente. E se formos falar de conquistas e quebra de paradigmas no meio do skakeboard, neste Dia Internacional da Mulher, não podemos deixar de citar Patti Mcgee.

Patti Mcgee nasceu em 1945, em Ocean Beach, nos Estados Unidos, onde conheceu o surf e, posteriormente, o skate. Em 1965, aos 19 anos, ela venceu o primeiro campeonato feminino de skate e, no mesmo ano, se tornou a primeira skatista profissional da história pela lendária equipe Hobie/Vita Pak.

Linda e muito carismática, Patti rapidamente ganhou status de celebridade, sendo capa da importante revista da época  LIFE Magazine e participando de programas de TV norte-americanos. A loirinha se tornou uma das figuras mais emblemáticas da cena do carrinho dos anos 1960/70 e ajudou, durante muito tempo, a divulgar o esporte com suas manobras (consideradas bem avançadas naquele tempo), como a famosa bananeira em cima do board. 




Pioneira como sempre, Patti Mcgee também foi a primeira skatista a entrar para o Hall da Fama do skate, algo que só aconteceu muitos anos depois, em 2010, comprovando a dificuldade que é para uma mulher ter o seu trabalho reconhecido.  

Mas, apesar de todas as dificuldades e do reconhecimento tardio, Patti se tornou um ícone do skateboard mundial e abriu as portas para todas as skatistas que surgiram depois dela, provando que as mulheres podem obter sucesso em qualquer área, da mesma forma –  ou até melhor –  que os homens, inclusive no skate.



Atualmente, Patti Mcgee se dedica à sua marca de skate chamada "The Original Betty¹" , que criou com sua filha Hailey. 

(1- Betty é uma expressão norte-americana para meninas skatistas) 



                    
 


Fonte: http://semema.com/primordios-do-skate-patti-mcgee-a-primeira-musa-radical
Revista Cruiser Skateboards



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...