Clyde Aikau - Foto: Quiksilver/WSL |
No último Quiksilver in Memory of Eddie Aikau, disputado no final de fevereiro, nas ondas gigantes de Waimea, Clyde Aikau homenageou o seu falecido irmão, o lendário Eddie Aikau, no melhor estilo old school havaiano: dropando as ondas com um pranchão monoquilha
Com uma prancha monoquilha, Clyde balançou, tomou uma vaca – que acabou causando uma lesão em seu braço – mas colocou para baixo com excelência, honrando seu irmão Eddie Aikau e todos os seus ancestrais com uma atitude que só poderia vir de um surfista de alma como ele.
Assista ao vídeo do site havaiano Star Advertiser, com o depoimento de Clyde Aikau sobre a sua bateria no Quiksilver in Memory of Eddie Aikau deste ano:
Segundo o próprio Clyde Aikau, que ganhou o Memory of Eddie Aikau em 1986, esta foi a última vez que ele participou do evento. Já com seus 66 anos, Clyde pode não disputar mais as baterias em nome do irmão, mas encerrou a sua participação na competição com muito estilo.
E, com certeza, a imagem do velho leão do mar sobre o pranchão monoquilha em Waimea ficará para sempre na memória de todos que apreciam o surf .
Mas o que há de tão especial na prancha monoquilha para Clyde Aikau fazer questão de usá-la em seu último Memory of Eddie Aikau?
Clyde Aikau entrando no mar em Waimea com sua prancha monoquilha Foto: SCREENSHOT/WSL |
Criada pelo norte-americano Tom Blake na década de 1930, as pranchas monoquilhas substituíram as antigas Alaias (pranchas sem quilhas) e deram um novo rumo à história do surf.
O surf praticado com monoquilhas é indicado para aqueles que gostam de uma linha mais limpa e menos agressiva, porém, exige muito mais habilidade e equilíbrio por parte do surfista.
Além disso, é importante ressaltar que não é qualquer shape que pode ser projetado com uma monoquilha. Esses tipos de pranchas geralmente são maiores, com mais bordas e com mais peso, como os modelos de longboard e o famoso modelo "Gun", criado no Havaí nos anos 1950, ideais para pegar ondas grandes.
Um surf clássico, com curvas bem abertas e uma linha mais polida, só pode ser realizado de forma plena com as pranchas monoquilhas. Devido a isso, elas são tão especiais e estimadas pelos surfistas das antigas, que buscam a harmonia com a onda.
Clyde Aikau faz parte dessa geração de surfers que colocam a fluidez em primeiro lugar. E, como bom havaiano, surfou as bombas gigantescas de Waimea com uma monoquilha, valorizando o seu estilo e a sua raiz old schooll.
0 comentários:
Postar um comentário